domingo, 4 de março de 2012

Kubicki Factor



     Philip Kubicki é um histórico luthier que trabalhou na Fender nos anos 60 onde fez guitarras para os Beatles. Quando criou a sua marca, fez um dos instrumentos mais impressionantes de todos os tempos, muito avançado para a época, tecnologicamente e em design. Aqui podemos ver um artigo sobre o início do trabalho como luthier e a relação inicial com a Fender:




    O Ex-Factor é uma peça singular. As cordas são presas na extremidade do braço, do lado da cabeça e tem uma ponte complexa onde é feita a afinação. Muito prática e rápida para mudar as cordas e afinar o instrumento. Outra grande inovação é o sistema de “drop-D” que transforma a corda “E” em “D” sem mudar a afinação, bastando apenas liberar o “Drop” que mais parece um dedo pressionando a nota “E”.







 Só anos mais tarde feito por outro fabricante de hardware, mas nenhum com a eficiência de Philip Kubicki. O braço é maple, laminado de 34 peças (para agüentar a tensão das cordas), escala em ébano indiano,
 PUs Kubicki e switch de 6 posições: desligado, 3 sons passivos e dois sons ativos.  Pré de 18 volts.





 De 1989 a 91 a Kubicki FACTOR não dava conta das encomendas e fez uma parceria com a Fender onde passaram a ser feitos apartir de 91 em linha de produção e não à mão como o Sr. Phil Kubicki sempre o fez. Até 90 foi o próprio Sr.Phil Kubicki quem os fez. Depois a Fender continuou mas alterou o pré para 9 volts e menos posições de sons pré-feitos.






 O próprio Sr.Phil Kubicki disse mais tarde que eles não sabiam fazer os baixos e tem feito muitos upgrades nos preamps dos baixos feitos nesse período até hoje, por 250 dólares. Os Fender Jazz Plus foram feitos neste período, com peças do Kubicki FACTOR, mas não são de todo, representativos deste som.



     O primeiro Kubicki teve o numero 024 e pertence a John Taylor dos Duran Duran. Dos números 1287 a 3050 foram feitos na Fender Custom Shop com pré-amps de 9v. Depois desse numero o próprio Sr. Phil Kubicki continuou a fazê-los sozinho e com os upgrades necessários para que voltasse a ser o FACTOR de verdade e é ele mesmo quem os vende. Um fato extraordinário é verificar que em dois anos a fender fez quase 2000 Ex-Factor, quantidade que o Sr.Phil Kubicki leva 15 anos a fazer sozinho! Em cada 25 feitos pela Fender Custom Shop, apenas 1 foi feito pelo Sr. Phil Kubicki, sem os “Drop Extender” e os fretless ainda são mais raros.
      Este é um Custom Shop da fase inicial, feito, portanto por Phil Kubicki, com as peças originais do Kubicki. Tem o serial # 1850, de Novembro de 1989 e dá vontade de ter mais de um. Aqui podemos ver um comparativo e algumas curiosidades destes baixos.


      Alguns famosos que contribuíram para a divulgação do instrumento e que tem um em casa são Stuart Hamm,Vail Johnson (da banda do Kenny G), Victor Wootem, Roger Waters, Steve Bailey e Andy Taylor.





    Só há 4 modelos Kubicki: o Ex-Factor 4 cordas (Ex de Extender), o Factor (versão de 4 cordas sem o extender), O Key Factor (com cravelhas Schaler normais feitas para a marca) o Factor 4 e o Factor 5. Há várias opões de madeiras exóticas por encomenda. 








     Este é um Factor 5, aliás são 2, um deles que comprei para o meu amigo Alain dos Santos da Casa e afins, é um instrumento excepcional. Só depois de deixar a Fender e retomar a produção dos baixos, o Kubicki começou a fazer modelos de 5  cordas, em 1994. Até agora foram feitos cerca de 400, o que os torna muito raros. A ponte é de uma liga de alumínio. O uso da ponte original do ex-factor tornaria o modelo muito mais caro, o que afastou a idéia. 
    Este Factor 5 é o nº 159, de Outubro de 1995, corpo e braço maple, escala rosewood (da índia), cravelhas Schaller custom, PUs da marca e o selector de sons igual á versão de 4 cordas.  Philip Kubicki é um engenheiro e um luthier brilhante e fez dos seus baixos um negócio familiar que foi o seu suporte de vida.  Além disso é uma pessoa muito prestativa e pronta a responder aos e-mails e a enviar material necessário para os baixos. Num dos recentes mails que me enviou, o Sr. Phil Kubicki diz que se vai mudar de Santa Bárbara, Califórnia para Oklahoma. Depois veremos o que dirão os novos logos nos próximos Kubicki FACTOR.






 Phil Kubicki é um tipo simpático, responde rapidamente os e-mails, sempre muito agradável. Envia peças e ajuda no que for preciso.











Um comentário:

  1. Eu admiro pessoas como o Phil Kubicki. Ele é autêntico no que faz. A excelência de um Factor Kubicki se resume na qualidade versus o tempo de sua construção, se traduzindo no resultado de quem o toca e no prazer de quem o escuta. Parabéns Phil Kubicki.

    ResponderExcluir